Biografia

Nascido na Cidade do Recife, Pernambuco, Brasil, onde mora até hoje, Jesuel Santana, aos 22 anos de idade conhece o mundo mágico e realista da fotografia, profissionalizando-se nessa arte. Sempre estudou em escola pública. Mesmo sem saber que seria fotógrafo profissional um dia, ainda durante os anos de escola, atuou como fotógrafo amador do Projeto Amigos do Morro. Um projeto da Escola Caio Pereira, no Alto José Bonifácio, onde sempre estudou.

A arte sempre esteve presente direta ou indiretamente em sua vida. Quando adolescente, começa a manifestar-se nele outras expressões artísticas como o desenho, a música e a pintura. Auto- ditada, conseguiu encantar, por algum tempo, o público com os seus trabalhos autorais. Chegou a transmitir avulsamente técnicas básicas de desenho artístico para alguns moleques do bairro onde mora.

Em 1999, começa a estudar fotografia na galeria Observatório Arte Fotográfica, no Recife, na condição de aluno ouvinte, aprendendo a técnica do Pinhole (fotografia na lata). Forma artesanal de exploração da imagem em preto e branco. Nesse mesmo ano, por ter-se destacado no curso do Observatório, ganha de Gleide Selma Fernandes, diretora e curadora da mesma galeria, uma bolsa de estudos para estudar técnicas avançadas da fotografia em laboratório preto e branco.

Em 2000, é convidado pela diretora da escola de fotografia do Movimento Pró-Criança (MPC), Cristina Albuquerque, para estudar fotografia profissionalizante, tendo como orientador Allan Bastos. Destaca-se mais uma vez como exímio aluno e, por isso, participa do projeto “Recife Debaixo das Pontes” que virou um livro de fotografias. Ainda no mesmo ano, torna-se assistente do laboratorista e fotógrafo cearense Cláudio Medina para produzir o livro aqui citado, publicado em 2001.

 Em 2001, começa a trabalhar no Observatório Arte Fotográfica, por um período de três anos, como arte educador e responsável pelas montagens e instalações de exposições fotográficas de fotógrafos nacionais e estrangeiros como: Luis Baylón, Espanha, Claud Dityvon, França, Christian Courrèges, França, Piere Diven, França, Kzimir Zgorek, Polônia, Sebastião Salgado, Brasil, Danie Berinson, Brasil, Luiz Santos, Brasil, Walter Firmo, Brasil, Claudia Andujar, Brasil. 

Em 2002, torna-se funcionário do Movimento Pró-Criança sendo responsável pelo laboratório de fotografia por um período de dois anos.

Em 2004, cria o grupo Imagine Ação Fotográfica junto com os fotógrafos Elvios Luíz e Papilon Vicente. O grupo chegou a dá um workshop de foto publicitária à turma de jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) durante quinze dias. No mesmo ano, é convidado para trabalhar na Faculdade Marista como fotógrafo e técnico orientador dos alunos de publicidade dessa instituição. 

Em 2008, deixa a Marista e ingressa na Faculdade Aeso Barros Melo como coordenador técnico dos laboratórios de fotos. Nessa mesma empresa, cursa bacharelado em fotografia por apenas dois períodos.

Em 2010, trabalha como arte educador no Projeto Protejo do Instituto Cidades que oferecia cursos para jovens internos da FUNASE.

Em 2011, é contratado como arte educador em fotografia digital pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura da Cidade do Recife, lecionando para jovens do Centro da Juventude.

Trabalhou como free lancer para as campanhas das empresas: Kaluí Cosméticos, Fyllus Cosméticos, Raif Cosméticos, Supermercados Arco Íris, Telemar, Celpe...

Teve fotos suas publicadas em duas edições da Revista ProNews e uma foto sua publicada na Revista Continente em uma única edição.

Participou das exposições coletivas Portas de Igrejas, Recife Debaixo das Pontes, Linguagens do Recife, Diversidades Fotográficas, Icei Brasil.

Participou como fotógrafo do livro “Recife Debaixo das Pontes” e do Catálogo Linguagens do Recife.

Por dois anos consecutivos, 2012 e 2013, ganhou o VI e o VII concurso de fotografia Pernambuco Nação Cultural realizado pela FUNDARPE.

Atualmente, Jesuel dedica-se ao blog “O Espelho da Comunidade no Reflexo do Cotidiano”.

0 comentários: